PS5: Data de Lançamento e Preço da Nova PlayStation da Sony

Este é um artigo exemplificativo na área de Finanças dos serviços de Produção de Conteúdo para Web da Empresa Digital.

O artigo com o título “PS5: Data de Lançamento e Preço da Nova PlayStation da Sony” teve como base o nosso processo de Keyword Research em que identificámos as seguintes palavras-chave relevantes:

Palavras-chave Média de pesquisas mensais
ps5 10 mil – 100 mil
playstation 5 10 mil – 100 mil
sony playstation 5 100 – 1 mil
sony ps5 100 – 1 mil
ps5 preço lançamento 100 – 1 mil
ps5 preço 100 – 1 mil
ps5 lançamento 100 – 1 mil
sony playstation 5 lançamento 100 – 1 mil
playstation 5 lançamento 100 – 1 mil
playstation 5 preço 100 – 1 mil
(…) (…)

Os dados de volume de pesquisas mensais são provenientes da ferramenta Planeador de Palavras-Chave do Google Ads. A média de pesquisas mensais é de janeiro a dezembro de 2019.


Tudo aponta para que a PlayStation 5 da Sony seja uma das consolas de jogos mais revolucionárias de sempre. A PS5 será a nova geração da PlayStation. Vem substituir a PS4 que já foi lançada em 2013 e que vendeu mais de 110 milhões de unidades.

A grande aposta da Sony é na performance, fluidez e jogabilidade. A PS5 será mais rápida do que a sua antecessora, seja no ‘download’ seja no ‘loading’ (tem de carregamento dos jogos). Como já de seguida contaremos, o disco SSD incluído na PS5 será capaz de carregar os jogos em 1 segundo, fazendo abandonar definitivamente os aborrecidos ecrãs de introdução e o tempo de carregamento antes dos jogos se iniciarem.

No evento “The Road to PS5“, Mark Cerny, um dos principais responsáveis de engenharia da Sony, anunciou as principais novidades nas características técnicas da PlayStation 5.

A PS5 estará equipada com um CPU da AMD, arquitetura Ryzen de 3ª geração, com 8 núcleos a 7 nm Zen 2. Em relação ao armazenamento podemos contar com um disco SSD com ligação PCIe 4.0, tecnologia ray tracing e arquitetura Navi da AMD. A Sony PlayStation 5 terá um GPU capaz de alcançar os 10TFLOPs.

Teremos ainda a oportunidade de experimentar um novo sistema de áudio 3D e jogar com uma resolução máxima até 8K. O Leitor Bluray 4K integrado na PS5 será capaz de ler discos de até 100 GB.

Outros fatores que serão decisivos para o sucesso da Sony PlayStation 5 serão a retrocompatibilidade com a PS4 e os novos jogos exclusivos. Ou seja, para além dos jogos que serão lançados exclusivamente para a nova consola da Sony, poderão continuar a jogar os títulos que já têm da PS4.

O comando da PS5 também vai receber um upgrade ao nível do design e a inclusão de algumas novas funcionalidades. O DualShock 5 terá sensibilidade na pressão dos botões L2 e R2, que poderá levar os programadores dos jogos a criar experiências sensoriais diferenciadas para os jogadores.

Para além disso, é provável que o comando da PlayStation 5 receba um ecrã ‘touch’ no centro e novos botões traseiros programáveis.

Será incluído um motor háptico que irá permitir ao jogador sentir os efeitos das diferentes superfícies em que está a jogar. A bateria terá maior capacidade e poderá ser carregada por um cabo USB Type-C.

Data de Lançamento da PS5

A data de lançamento exata ainda não é conhecida, mas a Sony já anunciou que a PlayStation 5 será lançada perto do Natal de 2020. A comunidade acredita que a altura mais provável é entre o final do mês de novembro e o início do mês dezembro.

Mas, tal e qual como na questão do preço da PlayStation 5, a Sony estará atenta às movimentações da Microsoft com a Xbox Series X, e vice-versa.

Preço da PS5

Não existe ainda informação oficial da Sony a revelar qual será o preço da nova PlayStation 5. No entanto, a comunidade e os especialistas afirmam que o preço deverá ser de 499€.

Acredita-se que o preço da Sony PlayStation 5 vai depender muito da estratégia de preço da Xbox Series X da Microsoft. Afinal de contas, as duas consolas vão chegar ao mercado na mesma altura e deverão competir pela decisão de compra de milhões de jogadores.

Talvez não saiba, mas os custos de produção das consolas da Sony são muitas vezes superiores ao seu custo de venda. Isto quer dizer, que a Sony não ganha dinheiro com a venda de cada consola. Por exemplo, a PlayStation 4 quando saiu para o mercado tinha um custo de produção aproximado de 450$ (USD) e era vendida a 399$ (USD). Inclusive foi possível vê-la a ser vendida ainda mais barata nos anos seguintes.

Isto acontece porque a estratégia da Sony, assim como de outras empresas de equipamentos tecnológicos, não está em ganhar dinheiro imediato com a venda da consola, mas sim em criar uma comunidade de utilizadores que lhe permita gerar lucro com a venda de jogos, acessórios ou planos de assinatura como a PS Now ou PS Plus.

A Sony PlayStation 5 será uma revolução na indústria dos videojogos. Podemos contar com uma melhor placa de vídeo, mais memória RAM, mais armazenamento, um sistema de áudio mais envolvente, um novo design e novos jogos exclusivos.